Saltar para o conteúdo
Notícias

Citroën Ami vs Jeep Avenger: dois veículos para a cidade

Carro SUV amarelo estacionado numa rua urbana com edifícios de tijolos ao fundo.
Neste artigo
  1. O que define um verdadeiro automóvel urbano?
  2. Citroën Ami: o quadriciclo feito para a cidade
  3. Jeep Avenger: um elétrico para além da cidade
  4. Duas propostas elétricas com ambições distintas

O que define um verdadeiro automóvel urbano?

Definir um «automóvel urbano» não é propriamente simples. Perante a quantidade deles que circula em Londres e a escassez nas autoestradas, seria fácil concluir que o melhor é o Mercedes-AMG G63. Para quem tenta «justificar» a despesa absurda de o comprar e manter, há muito a apreciar: suspensão de longo curso para as lombas, robustez digna de um tanque e uma posição de condução tão elevada que ninguém se sente intimidado. Aliás, é provável que intimide os restantes utentes da estrada, levando-os a sair da frente. Mas não é para mim: é demasiado volumoso para ruas estreitas e pouco prático ao estacionar. Além disso, não me agrada a ideia de parecer um idiota.

O Citroën Ami representa o oposto absoluto do G63. Minúsculo, simpático e económico, tanto nos custos como nos recursos que consome, transmite a mesma lentidão e fragilidade de um caracol.

É como deslocar-se dentro de uma caixa de bento. Desculpem, mas não consigo imaginar um equivalente francês: é um país que se orgulha de não aderir à comida para levar. Ainda assim, pense nas vantagens do Ami. Não há rua demasiado estreita nem lugar de estacionamento demasiado apertado, enquanto o seu diâmetro de viragem é inferior ao comprimento total de alguns furgões.

Custa £7,695 na versão sem tampões de roda, ou pouco mais de £8 mil neste acabamento mais composto. Com uma entrada de £1,000, as prestações durante três anos ficam em £25 por semana. Um passe de Londres para utilizar os transportes públicos numa área aproximadamente delimitada pelas circulares North e South Circular custa quase o dobro. E acredite: essa é precisamente a zona geográfica em que o Ami se sente confortável. A velocidade máxima é de 45 km/h e não vai querer levá-lo para uma estrada circular. É um veículo urbano em que a componente urbana é levada muito a sério. Aliás, algo que se percebe ao primeiro olhar: nem sequer é um automóvel.

[nó:campo_carrossel-temático]

Fotografia: Jonny Fleetwood

Citroën Ami: o quadriciclo feito para a cidade

Trata-se de um quadriciclo. É o mesmo tipo de veículo que se vê, movido por motores de corta-relva, a avançar lentamente e a fumegar pelas cidades e aldeias francesas. Neste caso, porém, o motor foi substituído por uma pequena bateria e um motor elétrico. Os quadriciclos não são obrigados a cumprir tantas normas de segurança. Por outro lado, a potência está limitada a 8 cv - sim, oito - e a velocidade máxima a 45 km/h, pelo que só terão acidentes a alta velocidade se alguém os conduzir por um precipício.

O Ami reduz ainda mais os custos de fabrico através de uma utilização engenhosa da simetria, dispensando as habituais ferramentas necessárias para tantos painéis de carroçaria distintos. A dianteira é igual à traseira, tal como o lado esquerdo é igual ao direito. Os vidros seguem a mesma lógica. O resultado curioso é que a porta do condutor abre para trás e a do passageiro abre para a frente. Para as abrir, puxa-se por pequenas correias em tecido - como num 911 GT3 RS, mas por motivos muito diferentes. Neste cenário de poupança, uma conversão para volante à direita seria uma extravagância absurda. Senta-se à esquerda, mas isso não causa qualquer problema: o Ami é tão estreito e tão incapaz de ultrapassar que não é necessário aproximar-se do centro da via. Além disso, é mais cómodo entrar e sair pelo lado do passeio.

O habitáculo não é nada apertado. É completamente diferente de tudo o que já conduziu, mas aprende-se depressa a usá-lo, porque os comandos são escassos: além dos dois pedais e do volante, há uma única haste para limpa-vidros, piscas e buzina, bem como um travão de mão. Junto ao banco, três botões identificados com D, N e R tratam da seleção de marcha. Outros dois comandam a ventilação e o aquecimento. No raio do volante existe uma misteriosa peça cor de laranja. Liga-se por Bluetooth à aplicação Ami no telemóvel, preso ao tablier por uma pinça elástica, permitindo alternar entre navegação e música. Por sua vez, o telefone liga-se por Bluetooth a uma coluna em forma de lata, colocada no porta-copos.

A ampla superfície vidrada dianteira e o tejadilho conferem-lhe uma sensação arejada. Como não existem palas para o sol, é necessário um chapéu de aba larga quando o sol está baixo. Se, pelo contrário, estiver a chover, a ventilação para desembaciar terá dificuldades em dar conta do recado. Todas as superfícies, exceto o enchimento dos bancos, são tão duras como recipientes Tupperware. A estrutura de aço soldado, com secção quadrada, fica exposta em todo o perímetro. Os bancos até parecem ter sido retirados de uma sala de embarque de aeroporto. O do passageiro está fixado bastante mais atrás, deixando espaço para bagagem à frente dos seus pés. Cabe uma mala de cabine com rodas. Já está a entrar no espírito das férias?

É encantador, mas tão básico quanto se pode imaginar - provavelmente mais básico do que antecipava. Certamente não esperava os ruídos rudimentares a 32 km/h. O motor e a respetiva engrenagem de redução emitem um zumbido bem audível, a suspensão bate e a estrutura chocalha. A condução é tão rígida que cheguei a perguntar-me se existiria sequer suspensão, ou se a absorção ficaria inteiramente a cargo da deformação dos pneus. Mas não: há algum curso efetivo. Então porque não é mais suave? Não faço ideia.

Não acelera propriamente; vai antes acumulando velocidade. Não importa. Nas zonas mais confinadas de uma cidade, consegue arrancar mais depressa do que bicicletas e acompanhar sem esforço aquele Lamborghini parado à sua frente no trânsito. A direção tem uma desmultiplicação sensata e revela-se bastante intuitiva por não ter assistência, enquanto os travões cumprem o que lhes é pedido. E recorde-se de que qualquer deslocação urbana termina com o estacionamento: estacionar o Ami é um prazer presunçoso.

«Não acelera propriamente; vai antes acumulando velocidade»

Jeep Avenger: um elétrico para além da cidade

O Jeep também é totalmente elétrico, mas é tão diferente e muito mais caro que poderá perguntar porque razão estão os dois lado a lado. O Avenger pode ser o seu único veículo. Na verdade, essa é uma das suas melhores qualidades. Em estradas secundárias e autoestradas, nem parece um automóvel pequeno. Tem o requinte, a estabilidade e o conforto de algo significativamente maior.

Apesar disso, o Jeep sente-se perfeitamente à vontade na cidade. Continua a ser pequeno para um automóvel convencional: é mais curto do que a maioria dos crossovers pequenos, incluindo o Vauxhall Mokka, com o qual partilha a base. O desenho quadrado torna fácil avançar por ruas apertadas, e as proteções pretas de plástico em redor da carroçaria salvarão o dia quando calcular mal uma manobra. Como foi preparado para um ligeiro todo-o-terreno, os balanços curtos e a suspensão de longo curso lidam sem dificuldade com lombas e buracos. A altura permite transportar adultos nos lugares traseiros. Existe uma bagageira a sério. Nestes aspetos, reúne as vantagens de um mini-G63 AMG. Por isso, para qualquer utilização urbana que envolva mais de um passageiro e mais do que pouca bagagem, é a escolha óbvia face ao Ami.

Também é bastante agradável por dentro. É um daqueles automóveis que parecem ter sido concebidos por pessoas que gostaram de fazer o seu trabalho. Não tenta ser excessivamente engenhoso ou adorável, nem é exagerado. Simplesmente, as formas, texturas, cores e grafismos são modernos e combinam muito bem entre si.

Duas propostas elétricas com ambições distintas

Portanto, o Jeep comporta-se bem na cidade. Mas não encare o Citroën como uma alternativa barata a um automóvel. Deve antes ser visto como uma alternativa cara a uma bicicleta elétrica: mais quente, mais seco e capaz de levar um passageiro. Os seus 64 km de autonomia são perfeitamente adequados, pois equivalem a cinco horas seguidas de condução em Londres. Porém, leve um Ami para lá de uma zona limitada a 48 km/h e ficará sem hipóteses. O Jeep, pelo contrário, estará literalmente apenas a começar.

Se a sua filosofia de vida dita que tudo o que ultrapassa o estritamente necessário é excessivo, o Ami é o seu veículo urbano. Neste contexto, é um meio de transporte pessoal económico, de baixo impacto e muito bem direcionado. O problema é que, para a maioria das pessoas, essa lógica desmorona-se, porque o Ami será um veículo adicional, e não um substituto. O Jeep pode ser o seu único automóvel. Custa quatro vezes mais, mas garanto que o utilizará pelo menos quatro vezes mais.

Últimos artigos

Inês Margarida Carvalho

Inês Margarida Carvalho é especialista em mobilidade e planeamento de percursos, dedicada à análise e otimização de itinerários no contexto da rota x. Investiga dados de tráfego, segurança e acessibilidade para criar recomendações práticas, com interesse particular em sustentabilidade, experiência do utilizador e integração com soluções digitais de navegação.

Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário