Saltar para o conteúdo
Notícias

Willy König e o louco Ferrari Testarossa KOENIG-SPECIALS

Carro desportivo vermelho clássico a alta velocidade numa estrada urbana com luzes dianteiras ascenderas.

Era suposto ser simples: estacionar uma cunha vermelha no coração de Tóquio para algumas fotografias, contar a história de um dos preparadores mais insanos de sempre e ir embora. Porém, ao que parece, acabei de passar um x-ato pelo tecido cultural do Japão.

Os habitantes locais estão a fazer algo que habitualmente não fazem: reagir. Param, ficam a olhar e até pegam nos telemóveis para tirar um autorretrato - tudo comportamentos muito pouco japoneses. E não é por um ocidental espigado estar a fazer um péssimo trabalho a vestir-se como James “Sonny” Crockett. Não: o que os deixa perplexos é o objeto diante deles, a encarnação visual dos anos oitenta: um Ferrari Testarossa KOENIG-SPECIALS de carroçaria alargada.

  • Texto: Rowan Horncastle // Fotografia: Mark Riccioni

[nó:carrossel-temático]

E têm toda a razão: é absolutamente extravagante. Adornado com todos os excessos próprios da época - dois turbocompressores, pele vermelha, altifalantes delirantes, mostradores brancos, comando da pressão do turbo e faróis escamoteáveis - seria impossível ser mais anos oitenta, a não ser que ligasse o motor boxer de 12 cilindros e disparasse cocktails de camarão pelos escapes. De qualquer forma, os locais estão a perder a cabeça embebida em saqué. É a prova de que devemos enfiar umas ombreiras nos nossos casacos metafóricos e celebrar a época louca de um homem: Willy König.

Willy König e a era dourada das preparações alemãs

Há 40 anos, havia dinheiro em abundância e poucas preocupações, a combinação ideal para os laboratórios de preparação que floresciam na Alemanha. Sendo o país de nomes como AMG, RUF, Gemballa, Boschert e Treser, não havia origem mais provável para os mais tresloucados dos automóveis modificados. E ninguém abraçou o exagero dos anos oitenta como Willy.

Era um magnata da edição e um piloto talentoso. Iniciou a carreira nas corridas em segredo, aos 17 anos, sob o pseudónimo Robert Frank, ao pedir emprestado o Ford Taunus 12M da mãe. Ela acreditava que ele saía para passar fins de semana fora, quando, na realidade, Willy levava o carro para ralis e provas de montanha clandestinas. Pelo menos até a sua cobertura cair, quando um jornal local publicou uma notícia sobre a sua vitória numa corrida. Quer dizer... numa escapadinha de fim de semana. Mas já era tarde: a carreira de competição começara a ganhar embalo e, ao longo dos anos, Willy conduziu uma lista de carros de corrida digna de ganhar a lotaria, incluindo um Ferrari 275 GTB, um Ford GT40, um Lola T70, um BMW M1 Procar e um Porsche 962. Chegou mesmo a conquistar o German Spezial-Tourenwagen-Trophy num Porsche 935K... apenas para, mais tarde, lhe instalar um motor de Porsche 962 e sofrer um acidente no Nürburgring. Como se verá, isso diz muito sobre a sua mentalidade.

Em 1962, depois de vencer o Campeonato Alemão de Montanha ao volante de um Ferrari 250 GT SWB Berlinetta, chamou a atenção do próprio Enzo Ferrari. Impressionado com a prestação de Willy, o chefe da Ferrari convidou-o para uma cerimónia em sua honra, em Maranello. Mas, onde a maioria pisaria ovos junto de il Commendatore, Willy não tinha problemas em arrepiar o pelo de Ferrari. Em particular, quando recebeu o seu Ferrari 365 BB.

[nó:galerias-em-linha-temáticas-delta:0]

Era o primeiro exemplar na Alemanha, mas Willy não gostava dele. Não era suficientemente cru, não tinha um som à altura e faltava-lhe velocidade. Por isso, recorrendo a toda a experiência de pista e à sua audácia desmedida, decidiu melhorá-lo por conta própria. Aplicou turbo ao motor boxer de 12 cilindros, elevando-o para 450 cv, montou pneus melhores, instalou uma suspensão de competição e cobriu-o com um kit de carroçaria mais largo e cheio de asas. Houve quem se risse, os tifosi torceram o nariz, mas, quando perceberam a rapidez com que andava em circuito, muitos levantaram a mão para encomendar um, sem olhar ao preço.

Para fazer a oferta acompanhar a procura, Willy criou oficialmente uma empresa de preparação em 1974. Para evitar confusões com outras casas alemãs do setor automóvel chamadas König, acrescentou um “E” ao nome e adotou a mania oitentista das maiúsculas. A KOENIG-SPECIALS abriu depressa as portas, com uma missão direta: construir automóveis de estrada utilizáveis com desempenho de carro de competição.

Willy não avançou sozinho neste projeto. Tinha a seu lado duas grandes mentes: Franz Albert, evangelista da engenharia e ferreiro de cavalos-vapor, e o exuberante aerodinamicista Vittorio Strosek. E não se restringiam aos Ferrari. O portefólio tornou-se rapidamente bastante extenso, pois nada era demasiado intimidante ou sagrado para receber mais carroçaria e uma generosa dose de velocidade.

[nó:imagem-grande-artigo-esquerda-temática-delta:0]

Havia Jaguar Wildcat de carroçaria absurdamente larga e falsas entradas de ar. Mercedes que eram o antídoto perfeito para tipos sinistros - rápidos, luxuosos e ameaçadores. O Road Runner, um Porsche 930 Turbo profundamente alterado que parecia o girino mais veloz do mundo, mas que era, na realidade, um 911 volumoso com faróis de Porsche 928 e luzes traseiras de Audi 200. BMW de todos os formatos e dimensões recebiam vias largas o suficiente para pneus mais gordos do que os de um trator. Os Lamborghini ganhavam dois turbocompressores. E, quando a categoria Grupo C foi proibida, Willy começou a comprar os chassis 962 entretanto dispensados, refez-lhes a carroçaria para os transformar no KOENIG-SPECIALS C62, adicionou ar condicionado e vendeu-os como carros de estrada por um milhão de marcos alemães.

O Ferrari Testarossa KOENIG-SPECIALS de 1.000 cv

Como seria de esperar, estes carros loucos chamaram a atenção de celebridades notoriamente discretas, e Mike Tyson e Sylvester Stallone tornaram-se clientes. Contudo, foram os Ferrari que cativaram uma geração. Sobretudo porque eram, na prática, uma arma química automóvel: capazes de o fazer parar, de lhe tirar o fôlego e, conforme o grau de apreciação, de lhe deixar os olhos a lacrimejar. E a obra-prima de loucura de Willy foi o KOENIG-SPECIALS Testarossa.

Para muitos, o Testarossa de série era o automóvel definitivo dos anos oitenta. Para Willy, não. Vittorio Strosek pegou na cunha e tornou-a ainda mais afiada, eliminou as icónicas grelhas laterais da Pininfarina, alargou-lhe a implantação no solo e abriu enormes condutas NACA na tampa traseira para alimentar os dois turbocompressores. Foi então que Willy e Franz entraram em ação. Alteraram o motor, começando por experimentar sobrealimentação composta, mas acabando por optar por dois turbocompressores capazes de produzir 1.000 cv - mais 615 do que o modelo de origem. Potência suficiente para lançar o Testarossa dos 0 aos 96,6 km/h em 3,4 segundos e levá-lo até aos 380 km/h. Era um dos carros mais rápidos do mundo.

[nó:imagem-grande-artigo-direita-temática-delta:0]

Sem surpresa, quando Enzo Ferrari tomou conhecimento do trabalho de Willy, seguiram-se anos de batalhas legais. Mas já era pouco e tarde demais. Com um visual insano, potência disparatada e uma paisagem sonora composta pelo resmungar de 12 cilindros misturado com os chilreios agudos e os sopros dos turbos, a lenda KOENIG-SPECIALS ficou criada, e milhares de máquinas foram produzidas até a produção abrandar, quando os créditos de diversão do planeta começaram a esgotar-se.

Surpreendentemente, o Japão foi o maior mercado da KOENIG-SPECIALS. E, como comprovam os autorretratos em Shibuya 40 anos depois, o fascínio continua intacto. Por isso, pegue no seu SodaStream: chegou o momento de brindar aos anos oitenta. E, mais importante ainda, de deitar um pouco fora em homenagem ao mais louco preparador de todos, Willy König.

Últimos artigos

Inês Margarida Carvalho

Inês Margarida Carvalho é especialista em mobilidade e planeamento de percursos, dedicada à análise e otimização de itinerários no contexto da rota x. Investiga dados de tráfego, segurança e acessibilidade para criar recomendações práticas, com interesse particular em sustentabilidade, experiência do utilizador e integração com soluções digitais de navegação.

Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário