Saltar para o conteúdo
Notícias

Top Gear Speed Week: rumo ao Autodrom Most

Cinco carros alinhados numa paisagem campestre ao pôr do sol, com árvores e colinas ao fundo.
Neste artigo
  1. Top Gear Speed Week: velocidade em contexto
  2. Morgan Super 3, DBX 707 e Porsche GT4 RS na autobahn
  3. Rumo ao Autodrom Most para a Speed Week

Não é seguro. Não é seguro. Não é seeeeeguro. Duas palavras entoadas entre dentes cerrados, com uma intensidade crescente, enquanto relances furtivos mostram o velocímetro na consola central a ultrapassar os 200 km/h, como se ele próprio temesse o que o próximo algarismo pudesse trazer. Os pneus dianteiros são estreitos, mas determinados, transmitindo vibrações pela coluna de direcção até aos meus antebraços rígidos, cujos tendões tentam refugiar-se algures atrás dos cotovelos. A única roda traseira salta nas juntas de dilatação e perde contacto com a estrada, enquanto a total ausência de aerodinâmica faz o ar enfiar dedos pegajosos por baixo da tira do meu capacete e puxá-lo para trás. Chegamos aos 206 km/h indicados até surgir um carro no horizonte e eu aliviar, uma desculpa que, felizmente, deixa alguma margem de manobra ao meu ego.

Uma descarga de adrenalina, nervos em formigueiro e mais quatro palavras: Não. Volto. A. Fazer. Isto. Meu Deus, que descarga. É claro que, no panorama geral, 206 km/h não é propriamente uma velocidade extraordinária - a maioria dos hatchbacks modernos chega aos 210 km/h. Mas, num Morgan Super 3 de 118 cv, cujo perfil aerodinâmico inclui a forma da nossa própria cabeça, isso equivale praticamente à velocidade de escape deste universo. Estrutura de alumínio nova e 1,85 m de largura dianteira ou não, tentar alcançar os 209 km/h de velocidade máxima deste carro é coisa para corajosos ou imprudentes. E eu não sou especialmente corajoso.

[carrossel temático]

Fotografia: Mark Riccioni, John Wycherley e Huckleberry Mountain

É nesse momento que Jack Rix passa por mim a mais de 257 km/h num Aston Martin DBX 707. Talvez seja uma estimativa conservadora, considerando que eu ainda circulava a mais de 160 km/h. O leviatã azul-escuro ruge como um touro apanhado de surpresa e continua a acelerar. No breve borrão em movimento, Jack parece absolutamente descontraído, possivelmente a ouvir um podcast e, ao que tudo indica, a comer batatas fritas. Rápido? Depende do contexto.

Top Gear Speed Week: velocidade em contexto

E é precisamente esse contexto que importa analisar. Só na Speed Week da Top Gear se pode dizer que 206 km/h num Morgan de três rodas é mais emocionante do que 291 km/h num Porsche Cayman GT4 RS sem que todos se riam e nos chamem fantasistas. E só na Speed Week alguém apresenta logo de seguida provas fotográficas de quase 304 km/h nesse mesmo Porsche, rebentando de forma muito eficiente a nossa bolha. Obrigado, Rowan Horncastle. Mas é por isso que estamos algures na zona rural do leste da Alemanha, à procura de troços pouco movimentados de autobahn sem limite de velocidade, para deixar estes carros mostrarem aquilo de que são capazes. É um comboio bastante ecléctico.

Naturalmente, tudo começou meses antes, com planeamento febril e folhas de cálculo complicadas, acabando na penumbra de uma madrugada cinzenta, num parque de estacionamento junto ao Túnel da Mancha. Jack estava num DBX 707, com um conjunto completo de pneus extra, brilho nos olhos e snacks suficientes para provocar diabetes à Europa continental. Ollie Marriage conduzia um Porsche GT4 RS amarelo de doer nos olhos, Greg Potts seguia no Morgan e eu estava num Audi RS3 berlina azul, sentindo-me como quem aparece de fato num carnaval. Outros elementos seriam recolhidos pelo caminho ou encontrariam o grupo no Autodrom Most, na República Checa, no dia seguinte. Os veículos de apoio - um Land Rover Discovery 4 e um VW Multivan - levavam equipamento fotográfico e embalagens familiares de Haribo. O café foi engolido sem cerimónia. Quase como se estivesse inquieto com o que o aguardava, o Morgan acendeu logo uma luz de aviso. O jogo começou.

Pode parecer uma grande distância para conduzir, mas Most fica a cerca de 1 046 km de Calais, passando por boas infra-estruturas alemãs; por isso, decidimos transformar a deslocação numa viagem e parar na Alemanha para apanhar Ollie Kew, que, num enorme gesto de auto-sacrifício, tinha ido buscar o BMW M4 CSL. Mas, para chegarmos ao nosso encontro, era preciso avançar alguns quilómetros. A primeira surpresa surgiu à entrada do Eurotunnel, onde encontrámos um Morgan de três rodas da geração anterior. E depois outro. E mais outro. Numa reviravolta bizarra, boa parte do clube de proprietários Morgan ia a caminho do Mónaco em cerca de uma dúzia de versões S&S com motor V-twin, fazendo com que o nosso Super 3 Ford novo, de três cilindros, parecesse ter tropeçado inadvertidamente numa reunião secreta de família. Depois de algumas conversas sobre o novo modelo, de aspecto mais requintado, e de uma breve pausa para pôr a conversa em dia no túnel, seguimos viagem.

[galeria integrada temática: 0]

A primeira etapa foi, é justo dizê-lo, bastante banal. Uma marcha tranquila de oito ou nove horas, atravessando uma pequena faixa de França e virando à esquerda pela Bélgica rumo a Antuérpia, com limites de velocidade rigorosamente controlados e um cruzeiro descontraído. O RS3 foi extremamente agradável, avançando sem esforço e a registar quase 7,1 l/100 km. Nada mau para um cinco cilindros turbo com quase 400 cv. O DBX tinha uma presença imperial; o Porsche parecia quase aborrecido, sempre à procura de uma oportunidade para soltar a voz em rotações. Greg parecia um assaltante de banco pouco convincente, equipado com uma balaclava completa e a lutar com o Morgan nas auto-estradas a 129 km/h. Só observá-lo era imensamente divertido. Ainda assim, algures na Alemanha, alguém teve pena de mim, era necessário abastecer, todos trocámos de carro e acabei dentro do Morgan.

A etapa seguinte é, para ser honesto, um pouco difusa - e é aí que esta história começou. Talvez tenham existido placas para Dortmund e Kassel, e um troço breve e solitário logo depois, no qual todos os outros carros simplesmente desapareceram em velocidade numa determinada secção da autobahn, deixando o Morgan sozinho. Mais paragens, mais trocas. Rowan Horncastle entrou no Morgan e saiu de uma área de serviço como se estivesse a ser perseguido, mas acabou por encostar na área seguinte, preocupado porque o pequeno três cilindros parecia estar a funcionar apenas com dois. Após 10 minutos de inquietação, voltámos a ligá-lo e as luzes de aviso, bem como as falhas de ignição, tinham voltado a desaparecer. Como por magia.

Morgan Super 3, DBX 707 e Porsche GT4 RS na autobahn

Enquanto o Morgan se revelava valente e incansável numa dura travessia pelo país, os restantes carros estavam a deliciar-se. O DBX percorria o velocímetro acompanhado por um estrondo semelhante a actividade vulcânica distante e só começava a abrandar acima dos 282 km/h, ponto em que, supõe-se, a aerodinâmica lhe aplicava um julgamento mais severo. O RS3 mantinha sem esforço mais de 241 km/h, estável, seguro e competente, com o ruído branco interminável dos pneus no asfalto como única banda sonora. Mas o Porsche Cayman GT4 RS foi uma revelação. As reacções eram afiadas como o inverno e a percepção das intenções do condutor era imediata. O som da admissão pode ser canalizado directamente para o habitáculo, e o escape pode estar afinado para ser estridente, mas há pouquíssimos lugares onde se consegue subir de mudança às 9 000 rpm em grande parte da caixa sem estar numa pista muito grande ou sem arriscar uma estadia num hotel policial de duas estrelas. E, sempre que acontece, os pelos da nuca levantam-se. Se houve um carro que se tornou de imediato num dos favoritos, mesmo na tela despida de uma viagem maioritariamente em auto-estrada, foi este.

Pouco depois, após algumas paragens e uns bem redondos 805 km, rumámos ao hotel, no lado oriental do município de Südharz, para encontrar Kew no BMW M4 CSL. O M4 CSL, hum, visualmente muito insistente. Um nome lendário aplicado a um M4 relativamente pesado, coberto de emblemas CSL e riscas aplicadas com generosidade. Um carro com bancos leves em carbono e emblemas iluminados incongruentes. Odiei-o assim que o vi e a insistência divertida de Ollie para que todos tentássemos entrar no carro com um mínimo de elegância confirmou as minhas suspeitas: era uma máquina moldada tanto pelo marketing quanto pela engenharia.

Antes do jantar, saímos para um pequeno reconhecimento das estradas locais, a pensar nas fotografias do dia seguinte. E, apesar do cansaço, um ou dois carros passaram a ser três, depois quatro, e acabaram por ser toda a equipa. Que estradas gloriosas. Eficiência germânica na construção, aliada a uma interpretação artística no traçado. Faixas de asfalto sinuosas, ligadas por rectas curtas, algumas visíveis e outras cegas, com variações de altitude e inclinações generosas. O Morgan foi uma delícia, a rugir nas curvas, com os cotovelos do condutor abertos e a tentar domar o carro para algo semelhante a uma trajectória de corrida. O Porsche dissecava cada curva com precisão cirúrgica e um uivo de rotações. Não havia onde esconder fraquezas naquele. E o DBX? Nunca pareceu ser algo diferente do que era: um SUV muito potente, com aderência enorme e uma presença física que ocupava a faixa inteira. Ainda assim, todos os que saíram dele fizeram-no com um aceno de respeito. O RS3 era ponderado e complementar, o tipo de carro que protege a velocidade e cuida de nós, saibamos ou não para onde a estrada segue. E o M4, irritantemente, também era... impressionante. Binário, aderência e uma precisão que desmentia o seu peso. Mas guardemos isso entre nós.

Rumo ao Autodrom Most para a Speed Week

Depois de jantar e dormir, todo o comboio acordou de olhos pesados e saiu para tirar muitas fotografias, antes de apontar ainda mais para leste e ligeiramente para sul. Algum tipo de desvio à direita perto de Leipzig, na Saxónia, a cerca de 161 km a sudoeste de Berlim, uma sandes e mais café. À medida que os troços de autobahn sem limite se tornavam mais frequentes e menos povoados, também as incursões pelas rotações mais altas dos motores se multiplicavam. Basta dizer que houve alguns recibos de estações de serviço capazes de provocar caretas, sobretudo para quem calhasse de abastecer o DBX. Porém, acabámos por cruzar a fronteira checa, entrar em Most e seguir directamente para o Autodrom.

Ao anoitecer, no topo da colina do Autodrom Most, a pista desenrolava-se apertada sob nós, enquanto vários carros estalavam e arrefeciam atrás. Diante de nós estava o resto do contingente: um Maserati MC20; um McLaren Elva - equipado com um pára-brisas estranhamente desproporcionado -; e um Ferrari 296 GTB que parecia usar batom azul. Havia também um Lamborghini Huracán Technica laranja. Enquanto víamos um track day aleatório na República Checa a terminar num circuito que parecia rápido e técnico, e observávamos o metal com que iríamos brincar nos dias seguintes, mais do que um ou dois de nós começaram a sentir aquele formigueiro de apreensão. E de entusiasmo. Bem-vindos à Speed Week da revista Top Gear. Está na hora de levar isto a sério.

Últimos artigos

Inês Margarida Carvalho

Inês Margarida Carvalho é especialista em mobilidade e planeamento de percursos, dedicada à análise e otimização de itinerários no contexto da rota x. Investiga dados de tráfego, segurança e acessibilidade para criar recomendações práticas, com interesse particular em sustentabilidade, experiência do utilizador e integração com soluções digitais de navegação.

Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário