Saltar para o conteúdo
Notícias

Hyundai Ioniq 6 e Staria em Jeju: a ilha laboratório da Coreia

Carro elétrico Hyundai a circular em estrada rodeada de árvores com folhas de outono, seguido por uma carrinha.

Meia-noite num barco no Mar da China Oriental. Ou será no Mar do Japão? Ou no Mar Amarelo? Jeju ocupa uma posição muito estratégica. É esse o nosso destino: uma ilha situada ao largo do extremo sul da Coreia do Sul, a uma viagem nocturna de ferry. Até agora, a experiência portuária já me convenceu em boa medida de que Dover... já sabem o que vou dizer, não sabem? Que a eficiência e a organização coreanas encontraram novas formas impecáveis de carregar carros e encaminhar pessoas, fazendo com que tudo decorra tão depressa que mal se sente o cheiro a peixe nas narinas.

Hum, não. Estaciono no terminal de Mokpo e dizem-me para retirar quaisquer malas que queira levar a bordo. Depois, mandam-me conduzir o carro para dentro do ferry, desviando-me de camiões em marcha-atrás, descendo rampas, passando pilares e, por fim, fazendo marcha-atrás para o encaixar no lugar. Fico ali parado, feito parvo, a tentar perceber o que acontece a seguir, enquanto a tripulação, vestida com impermeáveis, o prende ao convés com correntes. Interpreto a linguagem internacional dos gestos como “saia pelo mesmo sítio por onde entrou” e atravesso a confusão de carga, entre camiões, empilhadores e contentores, até regressar ao terminal. Só então vou buscar as malas, entro na fila de check-in e acabo por subir a prancha de embarque, algo desconcertado.

Fotografia: Jonny Fleetwood

Nada propriamente fluido. Já o almoço tinha sido. Tentáculos de polvo. Pedi aos nossos guias que nos levassem a um sítio local e acabámos sentados em cadeiras de plástico de esplanada, a escolher comida a partir de um aquário. A forma como a refeição foi esquartejada à mesa quase me fez revolver o estômago.

Esta é a faceta menos conhecida da Coreia. O que vemos e ouvimos é a vibração néon do país, a energia imensa de quem faz acontecer. As televisões, os telemóveis, os gadgets, Samsung e LG, a ascensão contínua da Hyundai e da Kia. Nada disso é falso; acontece apenas que, como sabemos bem demais, as economias não avançam todas ao mesmo ritmo. No Reino Unido fala-se em desenvolver o norte de Inglaterra. Os coreanos querem espalhar para sul o sucesso de Seul.

Por muito que seja uma ilha, Jeju é também um projecto. Em 2012, o governo central coreano anunciou a intenção de tornar a ilha neutra em carbono até 2030, assegurando toda a energia através de fontes renováveis. Era uma ponta de lança viável: Jeju é para a Coreia o que o Havai representa para os EUA. É um destino de lazer. Com a forma de um supositório e cerca de 72 km de uma ponta à outra, esta ilha vulcânica não tem indústria pesada. Menor procura energética, emissões já mais baixas. Foram colocados painéis solares em muitas habitações, instaladas 120 turbinas eólicas no mar em redor da ilha, existem incentivos adicionais à compra de veículos eléctricos - Jeju tem hoje a maior percentagem de todo o país - e há tantos carregadores quanto carros. Não leu mal. Esta alegre ilha de férias é o lugar perfeito para conduzir um eléctrico.

Hyundai Ioniq 6 de Seul a Mokpo

Também Seul o é. Estive aqui pela última vez há sete anos, quando toda a cidade se encontrava coberta por smog, atribuída às emissões provenientes da China, arrastadas através do Mar Amarelo. Parece que as coisas mudaram: hoje, a vista sobre esta megacidade a partir do topo, a 556 metros, da Signiel Tower é absolutamente nítida. Não são nuvens aquilo que observo lá em baixo, mas edifícios dispostos como uma camada de nuvens, com encostas íngremes a parecerem emergir da expansão urbana ondulante. É uma recordação de quão montanhoso é este país.

Lá em baixo, um Hyundai Ioniq 6 recebe os últimos electrões antes dos 483 km até Mokpo. Conduzir em Seul é entrar directamente na parte funda da piscina. As ruas secundárias, sem passeios, são estreitas e estão cheias de scooters, cartão, andaimes e cabos pendurados, num contraste marcante com as avenidas principais, cuidadosamente tratadas. Aí, o que nos apanha é o trânsito de várias faixas. E continuará a apanhar-nos.

São precisos 80 km até eu sentir que cheguei ao campo. Em Seul vivem 10 milhões de pessoas e na sua área metropolitana alargada, 25 milhões. É como conduzir através de um cenário de Scooby Doo: um ciclo interminável de densa mancha urbana que se repete sem cessar. O Ioniq 6 lida com ela com grande à-vontade. O habitáculo claro transmite calma de imediato, as respostas dos comandos são ponderadas e os avisos sonoros e sussurrados do navegador surgem no tom certo. Quero a experiência completa, por isso deixo-o a falar coreano e sintonizo uma rádio local para ouvir K-pop no seu ambiente natural.

Pode assentar na mesma plataforma do Ioniq 5, usar a mesma bateria de 77 kWh e a configuração de dois motores com 321 cv, mas é mais sofisticado. O amortecimento da suspensão e o isolamento aproximam-se mais de um Mercedes EQS e, tal como esse modelo - o único automóvel com um coeficiente aerodinâmico melhor do que os 0,21 Cd do 6 -, corta o ar sem esforço. Desligue a regeneração na travagem e deixa-se embalar durante quilómetros. É óptimo para a autonomia.

Por isso, quando paro para comer uns snacks de auto-estrada, não preciso de carregar. Essa é, naturalmente, a intenção. O Ioniq 6 consegue percorrer mais 40 km por carga do que o 5 simplesmente graças à aerodinâmica. Se se contentar com a versão de motor único de 225 cv e jantes de 18 polegadas mais pequenas, a autonomia máxima sobe de 515 km para 615 km. Em teoria, consigo chegar a Mokpo com uma única carga, mas não posso carregar no ferry, por isso procurei um local para almoçar. Fica perto de um sítio onde já estive: o dique marítimo de Saemangeum. Se gosta de projectos de engenharia gigantescos, pesquise-o; vai ficar impressionado.

A Coreia não é um país intimidador, nem particularmente estranho, para atravessar ao volante. Muitos sinais rodoviários estão em inglês, há influências mais ocidentalizadas do que na China ou no Japão, a sociedade é aberta e simpática e, enfim, os pagamentos sem contacto tornam tudo mais simples, não é? O dia prossegue assim, somando distância sem esforço, com os quilómetros a passarem tão facilmente como o polvo escorrega garganta abaixo - depois de ultrapassado o reflexo de náusea - em Seonyudo, uma ilha que fica, ou ficava, a vários quilómetros da costa até o dique a ligar ao continente.

O carregador para veículos eléctricos reconhece um cartão de crédito britânico com mais facilidade do que a maioria dos carregadores do Reino Unido e começa a debitar energia a 200 kW. O novo encontra o antigo. Apesar da ligação - tanto a electricidade que entra no carro como o dique que o une ao continente -, Seonyudo parece um lugar a tentar definir-se: um recanto piscatório rural que se tornou um paraíso de selfies para o Instagram. É um local deslumbrante, com uma praia ampla virada para uma cadeia de ilhas arborizadas, espalhadas como colheradas. Aproveitamos, tiramos fotografias até ao pôr-do-sol e depois seguimos para Mokpo.

Quando o sol nasce, estou a subir a característica mais dominante de Jeju: Hallasan. Um vulcão adormecido e, com 1.950 metros, a montanha mais alta da Coreia do Sul. Acima dos 800 metros, é parque nacional, e quase não se vê ninguém por aqui; há apenas uma estrada sinuosa a passar por cores de lava, enquanto o Outono desce pelas encostas da montanha. O Ioniq 6 é mais preciso e composto em curva do que eu esperava, controla bem o adornamento e a vectorização de binário parece ansiosa por demonstrar que sabe exactamente o que está a fazer. É competente e eficaz, elevando substancialmente o nível face ao impreciso 5.

Jeju, Hyundai Staria e a transição energética

No centro de visitantes espera-me uma surpresa. Num país onde 70 por cento da área terrestre é coberta por montanhas, os coreanos são muito dados à vida ao ar livre. As caminhadas são uma obsessão nacional: mesmo nas zonas mais excêntricas de Seul predominam os tecidos técnicos e as botas de montanha; aqui em baixo, em Jeju, o campismo é que manda. Até há pouco tempo, a Hyundai - apesar de, incluindo a Kia, deter uma quota de mercado de 80 per cent - não tinha explorado este filão, mas agora transformou o monovolume Staria numa camper capaz de rivalizar com a VW California. Só que muito mais futurista. Olhem para aquilo! Que excelente peça de design, uma lição sobre como dar personalidade e encanto a uma caixa quando não há herança em que apoiar-se.

Mas, antes de nos deixarmos entusiasmar demasiado, esta carrinha futurista esconde um segredo sujo. Literalmente: é movida a gasóleo. Parece que devia ter uma motorização eléctrica ao estilo do ID.Buzz, mas na realidade traz um emissor de fumos de 2,2 litros. Contudo, há outro ângulo. Precisa de electricidade para alimentar todos os sistemas a bordo. Tem uma bateria robusta para isso, mas quer mesmo estar ligada à tomada... e o Ioniq 6 suporta descarga V2L. Vehicle to Load. O plano, portanto, é fazer um pouco de campismo selvagem, com o Ioniq 6 a ajudar a manter as luzes acesas e a culpa pelo gasóleo mais baixa.

Naturalmente, a experiência de condução da carrinha é diferente. Depois de dois dias a deslizar em silêncio, esperar que a luz das velas de incandescência se apague e lidar com vibrações e ruído parece estranho. A posição de condução é menos vertical e menos típica de carrinha do que numa VW, a linha de cintura baixa deixa-nos expostos, a caixa automática troca de relação com uma lentidão descontraída, o conjunto é alto e inclina-se em curva, e em todas elas há talheres a chocalhar e ruídos de deslizamento preocupantes vindos do equipamento de campismo.

Sigo para sudoeste, com o Ioniq 6 a acompanhar-me. É um carro aerodinamicamente inteligente, esse, mas será uma peça de design bem-sucedida? Não. Não está sequer na mesma liga do Ioniq 5. As linhas acumulam-se de forma desajeitada na traseira e os faróis parecem apertados. Visto de longe resulta melhor, mas, no geral, o Staria é a proposta mais segura e exuberante em termos de design.

As vertentes de Hallasan dão lugar a terrenos agrícolas férteis, sobretudo pomares de citrinos, com os campos frequentemente delimitados por muros de pedra seca negra. Um bom aproveitamento para as rochas vulcânicas. Porém, em termos económicos, a agricultura ocupa um lugar secundário face ao turismo. Viemos de carro, mas a ligação aérea entre Seul e Jeju é a rota mais movimentada do mundo, com até 230 voos por dia. Não é gralha. A Coreia é próspera, Seul é caótica, e esta ilha funciona como válvula de escape para cerca de 15 milhões de visitantes anuais. Isso trouxe os problemas de poluição que o governo procura resolver.

A costa ocidental não é tão idílica quanto eu esperava. É rochosa e despida - as boas praias ficam a norte e a sul -, mas é neste lado, virado para a China e exposto aos ventos alísios, que o sol se põe. O campismo selvagem chegou a ser muito popular aqui, mas o excesso de campistas levou ao encerramento de muitos locais. Só que é Novembro. Estaciono e preparo a carrinha. A ligação ao Ioniq 6 é simples; a corrente passa para ajudar a elevar o tejadilho, rebater os bancos traseiros, fazer chá, carregar telemóveis, alimentar a iluminação ambiente e pôr música a tocar. É uma conversão bem pensada, enganadoramente espaçosa e bem aproveitada.

As cores estão extraordinárias nessa noite, as turbinas eólicas giram e zumbem, e usar a energia eléctrica do carro sabe bem. Mas fico com frio e a camper moderna guarda outro segredo sujo: o aquecimento também funciona a gasóleo. Não é o único problema energético. A própria Jeju está muito atrasada em relação ao plano. Actualmente, apenas 25 por cento da energia provém de fontes renováveis e, embora a ilha tenha a maior proporção de veículos eléctricos da Coreia, isso corresponde ainda a apenas seis por cento de penetração no mercado, quando a meta para 2022 era 23 por cento. A transição eléctrica não está a decorrer conforme planeado. Ainda. Proporcionalmente, o Reino Unido está mais avançado na adopção de veículos eléctricos, tendo comprado 191.000 no ano passado, contra os 90.000 da Coreia.

Convém ter cuidado antes de apostar contra a Coreia. Aqui, as coisas são feitas. Detectam um problema e resolvem-no. De imediato. Em parte, isso vem da experiência nacional: já escrevi sobre isto antes, mas a Coreia é um pequeno país apanhado entre as pinças do Japão e da China, usado ao longo da História como bola política entre ambos. A Coreia foi ocupada e, na verdade, considerada parte do Japão entre 1910 e 1945. Quando emergiu desse período e da Guerra da Coreia, que dividiu o país pelo paralelo 38, tinha os EUA firmemente do seu lado. E respondeu com força. Há confiança, uma certa ousadia, no crescimento e desenvolvimento coreanos. Vê-se na Hyundai, na transição energética e no turismo.

Com vontade de levar os turistas a fazer mais do que estar deitados na praia ou caminhar em Hallasan, foram criadas isenções fiscais e medidas de incentivo à construção de museus. E reparem: para se qualificar, bastava ter uma colecção de pelo menos 100 objectos, uma sala, um termóstato e um alarme anti-roubo. Muitos são sérios e respeitáveis. Alguns são gloriosamente absurdos.

No dia seguinte, parto então para uma visita. Começo por clássicos familiares como Chocolate Land, o Museu do Urso de Peluche e a inevitável Hello Kitty Island, antes de avançar para propostas mais invulgares. O Museu das Conchas é cinco vezes maior do que se imaginaria possível, tendo em conta o tema; o Museu dos Citrinos cheira maravilhosamente e é uma delícia inesperada; o Museu dos Brinquedos parece que alguém despejou uma obra feita com embalagens de cereais do Blue Peter numa berma; o Museu das Figuras de Jeju é claramente um passatempo que saiu totalmente de controlo; e desde quando é que a combinação Automóveis e Piano passou a ser uma coisa? Não conseguimos encontrar o Museu do Labirinto, Pororo e Tayo não me dizem nada, o Museu do Chá Osulluc está apinhado, enquanto o Museu do Sexo e Saúde está vazio. Dado o estado das esculturas nos jardins, de resto encantadores, que o rodeiam, só é adequado para famílias no sentido biológico. Leitor, corei.

O meu favorito foi o da Mitologia Grega. Dois armazéns no meio do nada, cheios de estátuas, colunas e uma pergunta inquietante: porquê? Os incentivos aos museus foram entretanto retirados. Mas veja-se com que entusiasmo foram aproveitados. É esta a atitude que existe aqui. É a atitude que permitiu à Hyundai dar passos tão ousados e alcançar progressos notáveis. O Ioniq 6 oferece-lhe um convincente automóvel executivo de grande autonomia, que iguala ou supera o Model 3 da Tesla, enquanto o Staria - agora disponível na Europa - pode, juntamente com o ID.Buzz, ajudar a anunciar o regresso dos monovolumes. E Jeju? Nem tudo correu segundo o plano, mas esse é precisamente o ponto. Jeju é o centro de ensaio da Coreia: testa-se aqui se as coisas funcionam e, depois, aplicam-se noutros lugares. A Hyundai tem agora planos para a transformar num centro de adopção do hidrogénio. Ainda não conseguiram nivelar a electricidade e já estão a olhar mais além.

Últimos artigos

Inês Margarida Carvalho

Inês Margarida Carvalho é especialista em mobilidade e planeamento de percursos, dedicada à análise e otimização de itinerários no contexto da rota x. Investiga dados de tráfego, segurança e acessibilidade para criar recomendações práticas, com interesse particular em sustentabilidade, experiência do utilizador e integração com soluções digitais de navegação.

Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário