Saltar para o conteúdo
Notícias

Por dentro do Centro Stile da Alfa Romeo

Modelo em barro de um carro SUV com design moderno, exibido numa sala de exposição.
Neste artigo
  1. Do Citroën DS ao design da Alfa Romeo
  2. Modelar o Alfa Romeo Tonale em argila
  3. O interior e os materiais da Alfa Romeo

Um Citroën DS talvez seja um dos últimos carros que esperaríamos encontrar na sede do Centro Stile da Alfa Romeo. Ainda assim, está ali - embora sob a forma de uma tatuagem no braço do homem à nossa frente.

O braço em questão, e a tatuagem, pertencem a Alexandros Liokis, designer sénior de exteriores da marca italiana. Porquê um Citroën DS? Aos 13 anos, comprou, perto do local onde cresceu com o irmão gémeo, um exemplar abandonado, preparando-se para o dia em que ambos fariam 18 anos e poderiam conduzir. Após dois anos de restauro completo, o carro ficou pronto. “A minha experiência no design automóvel começou aqui”, afirma, apontando para a tatuagem. E os dois ainda conservam o DS.

Contudo, não é o automóvel que usa todos os dias. Esse lugar pertence a um Renault 5 de primeira geração dos anos 80. E isto é apenas o começo: fora do estúdio de design, é um apaixonado coleccionador e fotógrafo de carros clássicos. Vive e respira automóveis - e nós aprovamos.

Fotografia: Simon Thompson

Do Citroën DS ao design da Alfa Romeo

Desenhar nunca foi propriamente um dos meus pontos fortes, mas estou ao lado do homem cujo trabalho consiste em tornar os Alfa Romeo sedutores. Nascido na Grécia, Alexandros mudou-se para Itália em 2011 para aprender a profissão. Foi então convidado a apresentar um conceito à Alfa Romeo. O seu conceito do Giulia esteve em destaque no Salão Automóvel de Genebra de 2013 e, desde então, deixou a sua marca no Giulia, no Stelvio e, mais recentemente, enquanto designer principal, no Tonale.

[Carrossel temático]

É melhor prestar atenção. Para aquecer, mandam-nos desenhar linhas rectas na horizontal, de cima até baixo da folha. À partida parece simples, não é? Afinal, não tanto. Alexandros conta que passou as primeiras duas semanas na escola de design a traçar linhas rectas e círculos - e nota-se. Parece que terá bastante trabalho connosco.

A missão é reproduzir o processo de Alexandros ao desenhar o Tonale. Primeiro, pede-nos um rectângulo ao centro da página, dividido a meio; seguem-se as rodas e, depois, o famoso scudetto. A partir daí, é quase como pintar por números: obedecendo às suas instruções, o automóvel vai surgindo aos poucos. Não fica perfeito e as proporções estão algo erradas - Alexandros observa que o meu se parece mais com um SZ, um dos Alfa Romeo mais estranhos de sempre -, mas, ainda assim, já é qualquer coisa.

Depois, mostra-nos num computador de secretária, equipado com um ecrã táctil sensível à pressão de €2.5k, como introduzir realces, reflexos e sombras. Estes são aspectos essenciais quando chega o momento de vender uma ideia aos responsáveis. Percebe-se facilmente como esta tecnologia acelerou o processo de design: permite corrigir e alterar rapidamente sem deitar fora os esboços para recomeçar tudo. Alexandros pode passar até 12 horas por dia a desenhar, embora procure limitar cada esboço a três horas “para evitar que fique demasiado trabalhado”.

Modelar o Alfa Romeo Tonale em argila

A seguir, conhecemos Lorenzo Sibille, uma espécie de Gordon Ramsay da modelação em argila. Está junto de uma réplica do Tonale à escala real, feita em argila com 200mm de espessura, assente numa base de espuma sobre uma estrutura móvel. Lorenzo explica-nos as ferramentas utilizadas e demonstra como uma lima Surform - ou seja, uma espécie de raspador de argila - permite dar rapidamente à argila o ângulo certo. Depois, entram em cena espátulas de vários tamanhos e flexibilidades, usadas para definir as formas. É, sem dúvida, um trabalho sujo.

[Galeria temática em linha: 0]

Chega então a nossa vez. Alexandros diz que esta é uma das suas fases favoritas do processo de design, e trabalhar a argila até obter a forma pretendida revela-se realmente terapêutico e viciante. Uma faca é manuseada como se fosse um lápis, permitindo aos designers orientar os modeladores de argila. Já a fita adesiva serve para delimitar linhas de ombro, enquanto a visão de Alexandros ganha vida. É difícil imaginar maior satisfação profissional.

A argila tem, porém, uma desvantagem importante: a superfície é muito mate e não revela reflexos. É aqui que entra uma película de plástico semelhante a película aderente. Depois de aplicada, permite aos designers avaliar se os reflexos correspondem ao desejado, ao mesmo tempo que evidencia imperfeições invisíveis a olho nu. Aplica-se, observa-se e volta a aplicar-se sempre que necessário.

Em regra, o modelo em argila demora dois a três meses a ficar concluído. É depois efectuado um scan 3D, utilizado para assegurar a simetria entre os dois lados. O modelo é guardado, caso seja necessário retomá-lo na altura de uma actualização de meia-vida, ou então é totalmente reciclado.

O interior e os materiais da Alfa Romeo

Terminada a brincadeira, conhecemos Alex Perez, responsável pelo design de interiores, que aprendeu o ofício na Seat. “Pensei que ficaria três, talvez seis meses, mas isso transformou-se em mais de 10 anos”, confessa. Depois de idealizar a marca Cupra, mudou-se para a Alfa Romeo e encontrou uma cultura inteiramente diferente em Itália. Embora admita que prefere chocolate quente a café, para grande desaprovação dos novos colegas.

“A Itália é um lugar maravilhoso, adoro-o. Quando saio do estúdio, é muito importante viajar, conhecer as pessoas que vivem aqui, perceber porque são apaixonadas pela Alfa Romeo.

“No fim de contas, estamos a criar um produto muito emocional. Essa é uma das grandes perguntas do design: porque é que as pessoas adoram determinados objectos? É algo que não se consegue ensinar na universidade, mas que é preciso cultivar de alguma forma no trabalho.”

[Galeria temática em linha: 1]

Alex explica-nos como a tecnologia está a alterar a sua forma de trabalhar, sobretudo a realidade virtual (VR), que faz as suas ideias ganhar vida num universo digital. Com o visor de VR colocado, sou transportado para um mundo 3D situado no interior do Tonale. Segundo Alex, esta tecnologia desenvolvida recentemente é extremamente útil para os designers, pois “permite detectar coisas que de outro modo não veria num ecrã plano”. E, por ser gerada por computador, também torna simples efectuar alterações, poupando tempo e dinheiro durante o processo de design. Todos ganham.

Apesar de ter entrado na Alfa Romeo apenas há um ano, Alex reconhece que teve pouca participação no design interior do Tonale, que já estava bastante avançado. Ainda assim, já pensa em ideias para quando chegar a actualização de meia-vida, dentro de alguns anos. “O design não é algo que se termina, fica perfeito, se mete numa caixa e se fecha à chave. Está em constante evolução.”

Por fim, encontramos Elisa Nuzzo, responsável por cores e materiais, e Luca Sardone, designer de investigação e inovação. Depois de uma década na Maserati, de que forma acredita Elisa que esta nova era de electrificação afectará a Alfa Romeo?

“É uma enorme mudança para a marca. Antigamente, os componentes de condução tinham o papel principal no interior, mas, quando analisámos o mercado, percebemos que muitas marcas estão a mudar a abordagem, concentrando-se agora em facilitar a deslocação das pessoas de A para B”, explica.

“Isso nunca acontecerá na Alfa Romeo. Estar dentro de um carro deve continuar a significar querer conduzi-lo. Os novos interiores serão provavelmente mais minimalistas.” Esperemos, então, que a Alfa Romeo tenha aprendido com as falhas da Volkswagen.

[Galeria temática em linha: 2]

Grande parte da atenção está em conciliar a vertente decorativa e a funcionalidade dos materiais. Como exemplo, são utilizadas patilhas de mudança texturizadas, graças às suas qualidades tanto estéticas como práticas. A inspiração vem do mundo que nos rodeia - da malha 3D no sector da moda, por exemplo - e da forma como essa técnica pode ser transferida para o design de interiores automóveis.

E as cores? É-nos mostrada uma cronologia que ilustra a ampla paleta disponível no passado, especialmente quando comparada com a actual. Elisa explica depois como ela e a sua equipa estão a recriá-las “de uma forma moderna”.

“Com este verde”, diz, apontando para uma maqueta à escala, “quisemos tentar captar a cor da velocidade, o reflexo da luz quando se fotografa algo que passa depressa. Não é possível descrevê-lo correctamente, é apenas um clarão de luz.” Se assim o entenderem.

Há, contudo, um desafio evidente: no Reino Unido, o cinzento foi a cor mais popular nos carros novos pelo quarto ano consecutivo em 2021, seguido do preto e do branco. Como é que Elisa ultrapassa isso? “Somos teimosos. Vamos continuar a trabalhar nisso.”

Foi uma visita relâmpago e, sem dúvida, ficámos apenas pela superfície. Entrar a fundo na sede de design da Alfa Romeo foi uma experiência reveladora, e uma das principais conclusões do dia é a dimensão do orgulho - mas também da pressão - sentida por quem trabalha ali. Tendo em conta o rico ADN de design da Alfa Romeo, não sei se estaria à altura da tarefa, mas parece estar em boas mãos. E, com isto, vou limpar a argila das minhas.

Neste momento

Inês Margarida Carvalho

Inês Margarida Carvalho é especialista em mobilidade e planeamento de percursos, dedicada à análise e otimização de itinerários no contexto da rota x. Investiga dados de tráfego, segurança e acessibilidade para criar recomendações práticas, com interesse particular em sustentabilidade, experiência do utilizador e integração com soluções digitais de navegação.

Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário